Para grande maioria das mulheres, a gravidez é um momento muito esperado. Afinal, ele representa uma nova fase que vem repleta de mudanças não só para suas vidas, mas também para seus corpos. Dentro deste contexto, é muito comum a mulher sentir alguns desconfortos e dores, o que a faz buscar formas de passar por esse período de uma maneira mais tranquila. E neste cenário, uma das atividades mais procuradas é o Pilates na gestação.
Entender o porquê o Pilates na gestação é indicado, em resumo, é uma missão muito fácil quando já se sabe os inúmeros benefícios desta atividade.
Em resumo, o Pilates traz ao ser humano vantagens como melhora da postura, alívio de tensões, aumento de flexibilidade e resistência física, melhora da respiração, bem-estar e muitos outros benefícios. Sendo assim, ao praticar Pilates na gestação, a maioria dessas vantagens também estarão presentes e será sentida pela futura mamãe, principalmente quando sua barriga já estiver bem grande.
Para ajudar a comprovar todos esses benefícios, a Edge Pilates traz as 10 principais razões para se praticar Pilates na gestação. Pode acreditar que com essa atividade, sua jornada de 9 meses será ainda mais mágica para te levar além do seu eu. Confira!
Quais os exercícios físicos a mulher pode fazer na gravidez?
Antes de entrar no Pilates na gestação, é bom falar sobre os exercícios que a gestante pode fazer nesse período.
Os exercícios são bastante indicados para ajudar a mulher a diminuir algumas situações comuns na gravidez, como ansiedade, estresse e baixa autoestima. No entanto, é sempre bom destacar que todo exercício e atividade deve ser feito com orientação médica.

Os exercícios e atividades mais indicadas na gestação, em resumo, são:
- Musculação leve
- Alongamentos
- Hidroginástica
- Caminhada
- Pilates
E é sobre a última atividade, o Pilates na gestação, é que vamos nos aprofundar com as 10 razões para ela ser praticada!
10 motivos para praticar Pilates na gestação
1- Postura muito bem alinhada
Praticar o Pilates na gestação leva a mulher grávida além do seu eu ao trazer um benefício direto a essa mamãe: uma postura mais alinhada.
Isso significa que para alinhar a sua postura, consequentemente a praticante vai fortalecer o cinturão abdominal para dar força aos músculos mais profundos.
2- Diminuição de dores
Outro ponto muito legal é que, por conta da melhora da postura, a grávida que pratica o Pilates na gestação ainda consegue reduzir algumas dores bem chatas desse período.
Por conta do peso do bebê na barriga, é muito comum a mulher ter dores nas costas. Ou seja, se a postura da gestante não tiver bem alinhada, com certeza esse fato vai piorar e trazer muitos problemas na gestação.
Em resumo, a prática do Pilates na gestação ainda ajuda a deixar o corpo e as articulações bem condicionados. Logo, isso facilita com que a mulher tenha movimentações que não tragam dor a ela, assim como o surgimento de qualquer tipo de lesão.
3- Respirar vai se tornar algo melhor
Um dos grandes benefícios do Pilates na gestação é justamente o ato de respirar. Isso acontece porque a atividade trabalha o aumento da frequência respiratória, diminuindo assim o volume residual.
Para que isso ocorra, durante a atividade, a mulher é submetida a diversos trabalhos de respiração, que tem como objetivo deixá-la mais profunda para otimizar os padrões respiratórios – isso é feito através da ativação dos músculos do tronco e abdômen, que são trabalhados justamente quando respiramos profundamente.
Sendo assim, em resumo, esse tipo de trabalho traz melhorias em diversos pontos que tenham a ver com o ato de respirar, como a sensação de cansaço e melhora da consciência corporal.
4- Trazer fortalecimento para o assoalho pélvico
Mais uma razão para a mulher praticar o Pilates na gestação tem a ver com o fortalecimento do assoalho pélvico que a prática traz.

Também chamado de piso pélvico, o assoalho pélvico, em resumo, é um grupo de voluntários e involuntários que, através de ligamentos conectados e estruturas ósseas, são responsáveis por sustentar os órgãos pélvicos. E no momento do parto, o assoalho pélvico é muito exigido!
Para auxiliar a praticante, o Pilates na gestação fortalece toda região do assoalho pélvico para que a mulher tenha uma capacidade melhor de estirar ou relaxar essa região mais facilmente no parto. Trazendo ainda uma melhora da circulação para esse local, sendo assim, a prática do Pilates na gestação também previne a incontinência urinária e o previne o mal alinhamento das articulações do quadril e sacrilíacas.
5- Fazer o sangue fluir bem
Para a mulher que quer evitar problemas com câimbras e inchaços nas extremidades, o Pilates na gestação é uma atividade mais do que indicada. Afinal, com ela, a praticante vai melhorar (e muito) sua circulação sanguínea!
O Pilates, por ser uma atividade que possui exercícios dinâmicos, faz com que o sangue seja irrigado de uma maneira balanceada por todo o corpo. E isso acontece porque a mulher, praticando o Pilates na gestação, faz muitos exercícios que exigem as mais diversas posições.
Sendo assim, o sangue terá uma melhor circulação por todo o corpo da gestante, o que ajuda a prevenir os tradicionais inchaços e câimbras.
6- Controle de peso e resistência física
Para a mulher que está preocupada em ganhar alguns quilinhos durante a gravidez, fazer Pilates na gestação é uma excelente pedida.
Com a atividade, em síntese, a gestante consegue controlar melhor seu peso devido a queima de calorias que o Pilates promove. Segundo estudos, uma aula de Pilates com duração de 1h gera uma queima entre 200 e 400 calorias. A prática ainda pode eliminar, em aproximadamente 8 semanas, até 13% da gordura do fígado.

Outro benefício é que o Pilates na gestação ajuda a mulher ganhar resistência física. Os exercícios e os movimentos da atividade ajudam a praticante a trabalhar sua força, assim como sua agilidade a ela.
Sendo assim, a gestante adquire mais e mais confiança para realizar tarefas no dia a dia que nesta condição, ela tem dificuldade de fazer por falta de resistência.
7- Garantir um sono de rainha
O sono é parte fundamental para quem está no período de gestação. No entanto, essa atividade tão prazerosa se torna um desafio. Afinal, mesmo com um bom colchão e vários travesseiros, ainda assim é muito difícil achar uma posição para que seja possível dormir bem.
E é neste contexto que entra a prática do Pilates na gestão! Afinal, ele vai te garantir noites de sono muito melhores.
O motivo é simples. Com a atividade, que por sua vez traz melhor postura e relaxamento, além de melhor respiração e circulação sanguínea, permite que a mulher durma muito melhor. E pode apostar: ter uma bela noite de sono faz toda a diferença no humor da gestante.
Se isso acontece apenas uma noite, imagina com várias?
8- Sorriso para dar e vender
Não há coisa melhor para aliviar a ansiedade e stress da gravidez do que um belo, incomparável e reconfortante sorriso. E pode acreditar: fazer Pilates na gestação vai trazer mais e mais sorrisos à mulher!
Em resumo, a explicação está nos movimentos de alongamento e relaxamento que a prática traz para a gestante. Afinal, eles ajudam a trazer bem-estar e ajudam a praticante ter uma sensação de prazer, o que coloca um largo sorriso em seu rosto e durante toda a gestação.
9- Conhecer outras gestantes
Uma das modalidades para se fazer Pilates na gestação é a em grupo. Ou seja, esse é um belo motivo para a mulher nessa condição apostar nessa prática.
Afinal, ela vai ter a oportunidade de conhecer muitas praticantes que, assim como ela, também está no aguardo de seu bebê. Sendo assim, a gestante vai poder compartilhar e ouvir experiências de outras mulheres, o que a fará se sentir acolhida, amparada e mais segura para o grande momento de sua vida.

10- Recuperação mais rápida
Por fim, o Pilates na gestação ainda ajuda a mulher a se recuperar do pós-parto de uma forma muito melhor e tranquila. Isso significa que ela terá menos dores durante esse período, assim como uma volta mais rápida a seu corpo antes da gravidez.
7 exemplos de exercícios indicados de Pilates na gestação
1- Agachamento Unipodal
2- Liberação e Mobilização Pélvica
3- Triceps Francês com Faixa Elástica
4- Mobilidade de Coluna com Flexão e Rotação
5- The Cat
6- Bridge com Fitball
7- Rosca Bíceps com Faixa Elástica
Pilates na gestação: o melhor amigo da mulher na gravidez
De fato, o momento da gravidez é mágico para toda mulher e que muda a vida dela para sempre. Afinal, a gestação faz com que a mulher vá além do seu próprio eu para assim, conhecer as maravilhas que envolvem ser mãe.
Para que esse novo capítulo seja algo extremamente bem-vindo na vida da nova mamãe, fazer Pilates na gravidez deixa de ser uma opção para ser algo obrigatório para qualquer mulher que quer apreciar esse momento de forma plena, tranquila e com muitos momentos felizes e alegres. Por isso, seja você gestante ou que está pensando em ter esse momento em sua vida algum dia, tenha pratique Pilates na gestação. Ao final, seu corpo, mente, bebe e todos aqueles a sua volta, em resumo, vão conseguir sentir as lindas energias que só a jornada de 9 meses é capaz de gerar a uma mulher!